Header Ads

KDE NEON "18.04" - O que fazer após sua instalação

Eu diria que o KDE NEON foi uma das melhores "distros" baseadas no Ubuntu que já apareceu. Aqui você tem um ambiente híbrido de LTS com Rolling Release, ou seja, a base estável do Ubuntu LTS e o KDE / Plasma Desktop no formato Rolling Release.

Nesse post deixarei algumas dicas do que fazer após a instalação do NEON, pois esse é um sistema que vem bem capado - com o mínimo do mínimo necessário.

O vídeo logo abaixo possui muitas dicas interessantes de customização da interface do Plasma Desktop. Você também entenderá como os comandos deste post foram aplicados, caso tenha alguma dúvida.


GERENCIADOR DE DRIVERS
Esse comando fará a instalação do gerenciador de drivers do Kubuntu 18.04 em seu sistema. Com ele será possível a manipulação de drivers via interface gráfica.
sudo apt install apt-xapian-index && sudo apt install kubuntu-driver-manager && sudo update-apt-xapian-index

SUPORTE RAR
O comando abaixo deixará seu sistema pronto para compactar e descompactar arquivos do tipo RAR. Nele também está incluso o app p7zip, que pode ser útil para uso no terminal.
sudo apt install rar unrar p7zip-full p7zip-rar

CODECS DE ÁUDIO E VÍDEO
Esse comando deixará seu sistema compatível com praticamente todos os arquivos de áudio e vídeo. Se você optou pela instalação de codecs, drivers e apps de terceiros na instalação da distro, pouca coisa será feita nessa etapa. Assim mesmo ela pode ser importante. Vale a ressalva de que em um determinado momento uma tela de aceite dos termos de licença das fontes MS aparecerá para você. Nesse momento você poderá optar por instalá-las ou não. Se dejar tê-las em seu sistema, basta selecionar o OK e depois o ACCEPT. Caso contrário, OK e DENY.
sudo apt install kubuntu-restricted-addons kubuntu-restricted-extras

SOFTWARES ADICIONAIS (gimp, partition manager, kcalc, kdenlive)
Eu geralmente sugiro o GIMP como software adicional, pois é um app que utilizo quase que diariamente. Ele pode servir para muitas pessoas mas não é algo necessário, assim como o Kdenlive (app de edição de vídeo). Os demais acredito serem importantes.
sudo apt install partitionmanager kcalc kdenlive && sudo snap install gimp

LIBREOFFICE
Por fim, sugiro a instalação de uma Suite Office. Aqui você têm várias opções: direto do repositório do sistema, via PPA, via SNAP ou Flatpak. Vou deixar as opções PPA e SNAP abaixo.

SNAP
sudo snap install libreoffice

PPA
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa && sudo apt install libreoffice libreoffice-l10n-pt-br

Nenhum comentário