Header Ads

Como instalar o NextCloud no Linux (qualquer distro)

Se você ainda não sabe, o NEXTCLOUD é um sync client/server que faz as vezes de um Dropbox ou Google Drive da vida. O grande diferencial é que o lado servidor quem mantem e controla é você (ou não, rssss).


Para encurtar esse post, vamos direto ao ponto, que é o passo a passo para você instalar essa belezinha em sua distro Linux. Como estamos falando de QUALQUER distro, o tipo de empacotamento utilizado é o SNAP.

Uma coisa muito importante, antes de começar a brincadeira toda, é definir onde os dados serão armazenados - se na partição onde a instalação ocorrerá ou se será feito em outra partição.

Estou pressupondo que você realizará esse procedimento em um servidor, portanto, via terminal. Dito isso e tendo a questão anterior resolvida, vamos ao que interessa - curtir um rock... ops, a instalação, é claro!

No Ubuntu o processo é muito simples, pois o snapd já está instalado e rodando. Portanto, basta digitar:

sudo snap install nextcloud

Se estiver em qualquer outra distro, vá até o final dessa página (https://snapcraft.io/nextcloud) e siga os passos indicados (que são extremamente simples).

Agora temos outra questão importante que deve ser apreciada - seu servidor será exposto ao mundo ou ficará confinado apenas a rede local? Se a primeira opção for verdadeira - você fará a comunicação via IP ou DOMÍNIO (claro que esse último precisa ser devidamente configurado em seu servidor). Lembre-se que, se tua belezinha terá comunicação com o mundo externo, você precisará realizar configurações em seu router/firewall para a liberação de portas e deverá ter atenção redobrada com seu server (pelo menos mantenha ele sempre atualizado - já ajuda!).

Se estivermos em uma situação onde o IP será o meio de acesso, vamos então configurar o certificado digital local para deixar a coisa mais bonita (e mais segura, claro):

sudo nextcloud.enable-https self-signed

Agora, se a comunicação for via domínio (presumindo que tudo já esteja configurado):

sudo nextcloud.enable-https lets-encrypt

Agora que temos o certificado digital ativo, vamos para os finalmentes... Masssss, antesssss, lembra do primeiro ponto lá no começo do post? (sobre onde sua base de dados será armazenada)

Se o caminho do armazenamento não mudar, ou seja, se você pretende utilizar a partição onde o Nextcloud está instalado, basta logar na interface gráfica, criar o usuário admin e ser feliz.

Agora, se pretende colocar a base de dados em outra partição, simbora para o procedimento (e faça isso antes de criar o admin user).

Primeiro vamos possibilitar que o snap se comunique com outras mídias que não sejam a partição principal. Para isso:

sudo snap connect nextcloud:removable-media

Agora, na partição onde pretende guardar seus dados, crie uma pasta (para exemplificar aqui no post, vou criar a pasta PASTA) e redefina suas propriedades:

sudo mkdir PASTA && sudo chown root:root PASTA/ && sudo chmod -R 770 PASTA/

Agora vamos modificar o arquivo de configuração do Nextcloud para que ele saiba onde armazenar os dados. Para isso, edite o arquivo:

sudo nano /var/snap/nextcloud/current/nextcloud/config/autoconfig.php

Nessa linha você fará a modificação, removendo getenv('NEXTCLOUD_DATA_DIR') e inserindo o caminho de sua pasta criada:

ANTES:
'directory' => getenv('NEXTCLOUD_DATA_DIR'),

DEPOIS:
'directory' => '/LocalOndeMinhaPastaEsta/PASTA',

Pronto, últimos passos! Vamos reiniciar o serviço para o novo caminho ser identificado:

sudo snap restart nextcloud.php-fpm

Agora é só criar o admin user via browser utilizando o ip ou domínio de seu servidor. Faça isso antes de reiniciar a máquina!

Agora é correr para o abraço!







Nenhum comentário