Header Ads

Adobe Suite vindo para Linux?

Dias atrás, as coisas deram uma balançada aqui na internet por conta de alguns twittes e de uma votação para trazer a suite Adobe para Linux.

Cheguei até a fazer um vídeo sobre a questão... vale a pena dar uma conferida:


Adobe - estamos falando de uma empresa que falhou em entregar uma versão de seu player flash com os mesmos recursos disponíveis nas outras plataformas - estamos falando de um PLAYER FLASH. O pior de tudo, é que tempos atrás, quando isso era realmente uma questão importante, a internet estava praticamente debruçada no flash (ou seja, quase todo mundo usava - não era apenas uma pequena porcentagem da população).

Imagina essa mesma empresa em uma empreitada para fazer um porte de toda sua suite para Linux? NUNCA acontecerá! (torço para estar extremamente enganado)

Digamos que 10 mil pessoas se manifestem (nessa situação ridícula que já não deveria acontecer em 2018). Uma boa parcela muito provavelmente já possui a licença da suite e não acredito que farão uma nova aquisição por conta do sistema operacional. É muito provável que muitas pessoas utilizem o software de forma ilegal e não vejo isso mudando por conta de uma nova plataforma base. Muitos entram no barco mas na hora do vamos ver não fazem a aquisição. Ou seja, a porcentagem de conversão (algo que deve ser muito sabido pela empresa - espero, senão a coisa anda muito errada do lado de lá), provavelmente, é relativamente baixa.

Imagine a quantidade de recursos (dinheiro e tempo) para fazer algo do tipo? E é aqui que a coisa toda me entristece. As pessoas parecem estar dispostas a esperar por um produto que pode nunca chegar, gastar uma fortuna quando ele chegar ao invés de pegar todo esse dinheiro e investir em soluções gratuitas e open source que já funcionam (e muito bem, diga-se de passagem) nativamente no Linux.

Eu garanto que, com essa injeção de dinheiro, essas ferramentas estariam em um patamar até superior (talvez até mudando as regras de mercado, no que diz respeito aos aplicativos de referência) após essse suposto tempo de espera.

Já parou para pensar que a culpa da evolução lenta desses aplicativos pode ser sua? Consegue visualizar onde eles poderiam estar se milhares de pessoas e/ou empresas estivessem injetando a mesma quantidade de dinheiro nos mesmos? Fica a dica...

Nenhum comentário