Header Ads

Linux Class - shell, bash, echo, type, pwd

Olá pessoas.
Esse é um post piloto para uma categoria que deve ganhar corpo aqui no blog - Linux Class.



Espero que gostem. Vamos para o que interessa!

SHELL? O que é isso?
Shell ou terminal, é uma terminologia utilizada no mundo Linux/Unix para a interface "de linha de comando" que faz a interação com o sistema operacional. Ele é basicamente um interpretador de comandos - entende e executa comandos que o usuário insere.

Mas então, o que é o BASH?
BASH é um tipo de terminal (SHELL). Você provavelmente o encontrará setado por padrão em todas as principais distribuições Linux.

Antes de falarmos sobre os próximos tópicos desse post, vamos dar uma olhadinha nos diferentes tipos de comandos existentes.
- Interno: faz parte do Shell;
- Externo: faz parte de um aplicativo externo ao Shell;
- Script: sequência lógica de comandos que deve ser executada no Shell.

Já que estamos falando dos tipos de comandos, nada mais justo do que compartilhar com vocês a variável que guarda o caminho de onde se econtram os programas externos que devem ser chamados pelo Shell. Estamos falando da variável $PATH.

Pronto, agora sim...
Vamos então para o primeiro comando, que nos dirá se ele faz parte ou não do Shell, ou seja, se é interno ou externo.

TYPE
O "type" te dirá que tipo de comando você está utilizando. Por exemplo, se digitarmos "type echo", teremos o retorno se "echo" faz parte do Shell ou de um programa externo.

ECHO
É utilizado para imprimir na tela algo desejado ou o valor de alguma variável. Por exemplo, se digitarmos "echo $SHELL", receberemos o retorno da variável $SHELL na tela. Neste caso, $SHELL armazena o valor do terminal padrão utilizado na máquina, portanto o retorno será "/bin/bash".

PWD
É responsável por guardar sua última localização no Bash. Se você digitar "pwd" receberá como retorno a pasta onde se encontra.

E para finalizar esse post, você já deve ter visto muitas dicas de execução de scripts/programas que começam com "./NomeDoScript.sh". Você já se perguntou o porque do "./"? Notou que ele só é utilizando quando você tenta executar um arquivo/programa localizado na pasta onde você se encontra? Pois bem, o "./" diz para o sistema justamente isso, que você deseja executar algo que está dentro da mesma pasta onde você se encontra atualmente.

Vou deixar uma dica bem para você aprimorar seus conhecimentos no Linux. Esse curso é muito bom e está bem barato para o conteúdo oferecido:


Mesmo que não tenha interesse na certificação, vale muito a pena!

Nos vêmos no próximo Linux Class...

Nenhum comentário