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Sessão Nostalgia - Micropolis

Direto do túnel do tempo... que tal voltarmos para 1985? Vem que esse episódio promete e muito!!!


LINKS
https://snapcraft.io/micropolis
http://www.graememcc.co.uk/micropolisJS/
https://en.wikipedia.org/wiki/SimCity
https://en.wikipedia.org/wiki/SimCity_(1989_video_game)

SIMCITY VERSÃO ORIGINAL
- Criado por Will Wright em 1985 para Commodore 64 (mas não foi publicado);
- O nome original do game era MICROPOLIS;
- O jogo era algo incomum na época e as empresas de publicação de games acabaram não comprando a idéia com receio de vendas baixas;
- Braun, fundador da Maxis (uma pequena empresa da época) abraçou a proposta e decidiu publicar o jogo;
- Publicado por Maxis em 1989 para Amiga, Macintosh, IBM PC e Commodore 64.

INSPIRAÇÃO
- Enquanto Will Wright jogava o jogo Raid on Bungeling Bay, percebeu que gostava mais de ficar no editor de mapas do que no jogo propriamente dito;
- Wright também tinha bastante interesse em planejamento urbano, cujo tema o levou a utilizar alguns livros como base para a fundação do game (System Dynamics por Jay Wright Forrester e The Cyberiad por Jeff Braun).

MICROPOLIS
- O código fonte do SimCity foi disponibilizado em 2008 (GPL3) e renomeado para Micropolis (nome original do game);
- A liberação do código foi motivada pelo programa Um Computador para cada Criança - o jogo seria entregue pré instalado;
- O código foi traduzido para C++, integrado ao Python e abraçou o GTK+ e OpenLaszlo nos toolkits de desenvolvimento gráfico;
- O cabeça desse desenvolvimento foi Don Hopkins;
- Em 2008, além da versão local, foi lançada a versão web do game;
- E em 2013 um novo port utilizando JavaScript e HTML5 foi criado sob o nome de micropolisJS.

CONCLUSÃO
- Primeiro game que ví para computador;
- Paixão a primeira vista;
- Nostalgia garantida.

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