Header Ads

Fedora 31 KDE

Fedora 31 KDE - esse é um spin do FEDORA que traz o PLASMA DESKTOP como ambiente padrão na distro e que pode ser seu próximo sistema (ou não, rsssss).


Sugiro o play no vídeo para a apreciação desse rosto angelical, ops.... (kkkk), brincadeira! Mas sugiro sim o play no vídeo para ter acesso a um bate papo mais completo sobre o tema desse post (pode assistir de olhos fechados, rssss).

Minha análise da distro foi feita em cima de um pequeno período de uso com um live disk baixado no finalzinho de novembro de 2019. No disco temos:

- Plasma 5.16.5;
- Frameworks 5.61;
- QT 5.12.5;
- Kernel 5.3.7.

Um excelente conjunto que já vai te apresentar um sistema leve, maduro e muito estável. Isso não significa que a distro seja perfeita e nem que ela seja para você. Vamos para alguns pontos que me chamaram a atenção e que acabam ME incomodando um pouco.

CUSTOMIZAÇÃO VISUAL
Na verdade esse ponto nem me incomoda, até porque não temos praticamente nenhuma customização visual no Plasma implementado aqui. Se você é uma pessoa que busca um Plasma diferentão daquilo que é apresentado na grande maioria das distros, isso pode te desagradar.

APPS REPLICADOS QUE FAZEM A MESMA COISA
O Fedora 31 KDE traz, no live disc, 3 browsers pré instalados - Firefox, Falkon e Konqueror. Eu, particularmente, não vejo sentido na entrega de 3 apps para fazer exatamente a mesma coisa. Independente do motivo e qual o melhor, para MIM o ideal seria entregar 1 e deixar que o usuário faça a instalação do alternativo, se desejar.

Temos também 2 apps para a gestão de softwares - algo também muito comum em algumas distros que trazem o Plasma. Eu entendo alguns dos motivos para esse tipo de decisão, mas também não ME agrada esse tipo de implementação.

APPS DESNECESSÁRIOS
Para muitos, receber uma suite de email, contatos, calendário e whatever.... é importante, pois quebra um galhão para já sair usando o sistema. EU, particularmente, também não curto muito esse tipo de entrega porque julgo ser algo muito pessoal esse tipo de aplicativo. Muitos já estão acostumados com o Thunderbird, outros preferem utilizar o browser, outros o Geary, alguns o Mailspring, e tem gente que vai instalar o Evolution no KDE. Há Marcão, mas a pessoa pode instalar um desses dai rapidez, sem crise! Sim, mas a quantidade de entradas no menu de aplicativos por conta da suite, na MINHA opinião, acaba poluindo aquela área com coisas desnecessárias para aquele que não deseja utilizá-la.

SUITE OFFICE
Esse também é um ponto que não me traz desagrado, massssss, talvez para alguns sim. O Fedora 31 KDE traz o Calligra como suite office pré instalada. Essa seria a solução Office "oficial" do KDE. O probs é que muitas pessoas não a conhecem e muitos já estão acostumados com o LibreOffice, que hoje é basicamente o padrão no mundo Linux (sem contar que é muito conhecido e utilizado em outras plataformas).

Confesso que me traria mais conforto ver o LibreOffice ali, masssssss, não sou eu quem está gerando a ISO, rsssss.

SYSTEMD
Para finalizar, aqui vai um ponto muito bacana do sistema (e que poderia vir em outras distros - fica a dica!). Na tela de configurações do sistema você encontrará uma opção para gerenciar, de forma gráfica, várias configs do Systemd. Achei muito bacana isso e, melhor ainda, está no lugar certo - na janela de configurações do sistema.

No mais, como comentei no início do post, essa é uma excelente distro, com um ambiente maduro, estável, rápido, um bom suporte (1 ano) e que deve se encaixar perfeitamente no dia a dia de muitas pessoas. Apesar das críticas citadas, nenhuma delas tem algum peso relevante para tirar ou adicionar mérito ao sistema. São apenas detalhes que podem ir contra ou a favor de SEU gosto PESSOAL.

Chega de lero lero. Dá o play no vídeo (se ainda não deu) e corre lá para o site para baixar a ISO, testar e ver se esse era o sistema que estava procurando.

Fedora 31 KDE
https://spins.fedoraproject.org/br/kde/



---!!!--- NOVIDADE ---!!!---
O Podcast da Vartroy Tecnologia está disponível nas principais plataformas de podcast. Procure por "Vartroy Cast" no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Breaker, Stitcher e PocketCasts.

Nenhum comentário