Header Ads

Elementary 5.1 - Hera

A versão 5.1 do Elementary é uma prova de que a distro está no "caminho certo", além de me deixar ainda mais distante de utilizá-la algum dia, rssss.



Vamos ao que de fato interessa nesse update:

- várias melhorias visuais, como a tela de login, efeitos e outros cacarecos;
- mais configurações aparecendo no system settings (ainda falta muito);
- benefícios da base ubuntu como hardware enablement;
- a cereja do bolo dessa versão está na loja de aplicativos e flatpak (com sideload).

Greeter screenshot

Esse update reforça o que o time do ELEMENTARY vem fazendo nesses útimos anos, entregando um update bem focado em sua base de usuários. Melhorais para todo lado, o que já era esperado, apesar de caminharem em rítmo bem mais lento do que o Plasma, Gnome e Cinnamon, por exemplo.

O CORE do projeto, nesses últimos tempos, tem sido sua loja de aplicativos e a criação e crescimento de um ecossistema em cima dela, trazendo devs para o desenvolvimento focado no OS.

AppCenter categories

Para quem já está navegando com os caras, excelente! Cada remada do projeto deve trazer uma satisfação muito boa para seus marujos.

Mas para quem está de fora e não tem esse apego todo por uma distro, fica a sensação de que os caras estão se fechando cada vez mais em um mundinho muito pequeno (pelo menos é a minha impressão).

Files Shortcuts
De uma forma ou de outra, acho isso tudo muito positivo. Afinal, estamos falando de Linux e tudo que a plataforma te oferece para experimentar aquilo que deseja. Cada vez que um app, um feature, um ambiente gráfico, ou seja lá o que for, tiver sucesso, todos se beneficiam (direta ou indiretamente) do feito.



Portanto, apesar de não ser uma distro para mim, fica a torcida para que seus devs continuem dando passos para o caminho que acreditam ser certo.

Mais sobre essa versão do sistema:
https://blog.elementary.io/introducing-elementary-os-5-1-hera/

Site oficial da distro:
https://elementary.io/

Nenhum comentário