Ubuntu 20.04 - o que fazer após a instalação
Foi lançada (já tem um tempo, rssss) a tão aguardada versão 20.04 do Ubuntu e, sinceramente, acho que a valeu a espera.
Eu já fiz um vídeo (e talvez um post) falando das principais características dessa versão e também ressaltei que, para quem está vindo da 18.04 para essa, sem passar pelas versões intermediárias, terá uma boa surpresa e um sistema com inúmeros aprimoramentos.
Quem veio subindo pelas versões intermediárias já vem acompanhando tudo isso a cada ciclo.
Eu diria que, sem sombra de dúvidas, essa é a versão mais madura do sistema lançado pela Canonical. Isso não quer dizer que ela seja perfeita... nunca será!!!! Mas sem sombra de dúvidas é a melhor versão do Ubuntu que já presenciei.
Chegamos em um ponto onde a maioria dos componentes do sistema já atingiu um nível muito alto de maturidade, então o conjunto da obra consequentemente deixa claro tudo isso.
2 coisas merecem destaque nessa versão, sendo que uma delas deve ganhar cada vez mais a atenção da comunidade.
A primeira delas é a possibilidade, pelo Gnome Shell, de, com apenas um clique, dizer que um game deve ser executado utilizando a placa gráfica dedicada. Isso muda a vida de quem tem uma placa monstra e deseja colocá-la para trabalhar na hora certa! Isso tudo faz parte de um carinha chamado GameMode e que conta com outras otimizações muito bem vindas para se tirar o melhor proveito do seu hardware.
ZFS + ZSYS!!! Aqui é que a brincadeira começa a ficar séria. Apesar de tudo estar em carater meio experimental ainda, na versão 20.04 você já pode experimentar o recurso de snapshot do ZFS para voltar o sistema ou aplicativos para versões anteriores sem interferência nos arquivos pessoais do usuário. Veremos muitas melhorias nessa implementação nas próximas versões (pelo menos é o que eu acredito) mas isso já é um EXCELENTE incremento para o desktop da Canonical.
O QUE FAZER APÓS A INSTALAÇÃO?
Quero abordar esse tema de uma forma um pouco diferente dessa vez. Vou elencar as coisas que EU faria após a instalação do Ubuntu 20.04.
CANAIS DE SOFTWARE E ATUALIZAÇÕES
Em primeiro lugar, minha sugestão é que habilitar os canais de software que vêm desabilitados por padrão após a instalação. Com eles habilitados, sua gama de opções de software aumentará.
Além disso, aproveitando a telinha aberta, já vale verificar se existe algum driver proprietário para ser instalado - e aqui fica com você a decisão de instalar ou não.
APPS ESSENCIAIS
- Codecs de media;
- Suporte para arquivos RAR;
- Gnome Tweaks;
- Gimp;
- LibreOffice (se você optou pela versão mínima) ou seu pacote Office preferido;
OUTROS IMPORTANTES PARA MIM
- Screen Recorder: SimpleScreenRecorder ou VokoscreenNG;
- Kdenlive (sim, ele está de volta!);
- Reaper;
- Google Chrome;
- KeePassXC;
- ClipGrab.
Antigamente tinhamos um monte de passos para deixar o sistema bacaninha para uso, massssssssssss.... como eu comentei no início desse post, praticamente todos os componentes atingiram um bom nível de maturidade, o que torna esse passo a passo uma coisa muito mais cosmética e de preferencias pessoais do que algo que de fato vai fazer uma grande diferença - com excessão dos codecs de áudio e vídeo e suporte para arquivos RAR.
Post a Comment