Header Ads

Java oficial da Oracle - instalação automatizada


Existem alguns sites e aplicativos que não aceitam (ainda... espero...) a versão "OpenJDK" do Java, sendo necessária a instalação do software oferecido pela própria Oracle.

Vale lembrar que após algumas mudanças nos termos de licença do Java, não é possível fazer a instalação via apt diretamente de repositórios oficiais como antigamente.

Existem duas formas de realizarmos esta instalação - via PPA ou então manualmente, baixando o arquivo do site da Oracle, descompactando-o e movendo as pastas e arquivos para os locais corretos.

Instalação via PPA
Através do PPA da equipe do site WebUpd8.org (a equipe não armazena nenhuma versão do java em seus servidores. Eles apenas provém um script que realiza o processo automaticamente). Através desta opção, serão instalados Java JDK e Java JRE). Não é possível fazer a instalação de apenas um deles. Para realizar a instalação, abra o terminal e cole o comando desejado:

JAVA 8 (instalação)
sudo apt-add-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt update && sudo apt install oracle-java8-installer

JAVA 9 (instalação)
sudo apt-add-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt update && sudo apt install oracle-java9-installer

Este procedimento deve servir para futuras versões do JAVA da ORACLE - a não ser que os mantenedores do script deixem de atualizá-lo ou então a Oracle coloque alguma imposição para a forma de distribuição. Dito isso, se  a versão do JAVA, na data que está visualizando esse post, for maior do que 9, tente substituir o número no comando.

Caso queira remover o que foi instalado, no terminal, digite:

JAVA 8 (remoção)
sudo apt remove oracle-java8-installer

JAVA 9 (remoção)
sudo apt remove oracle-java9-installer

Se possui uma versão mais atual instalada pelo procedimento de instalação acima, basta substituir o número da versão no comando pela instalada.

Instalação Manual
Realizar o processo de instalação manual baixando o arquivo através do site da Oracle. Para tanto, acesse o link abaixo, realize o download do arquivo para a pasta "Downloads" de seu Ubuntu/derivados, e siga os passos (abaixo estou abordando apenas a arquitetura 64bits - para 32bits, altere os nomes dos arquivos e pastas referentes a arquitetura. Altere também a versão do arquivo e da pasta criada de acordo com a versão atual que está sendo baixada - ex.: versão do arquivo "jre-8u73-linux-x64.jar.gz" / versão da pasta "jre1.8.0_73"):

https://java.com/en/download/linux_manual.jsp


Para utilizar como exemplo:

  • (versão) = jre-8u73-linux-x64.jar.gz
  • (versão pasta) = jre1.8.0_73


Instalação do JRE (criará o diretório "java" dentro da pasta "/usr", moverá o arquivo baixado da pasta "Downloads", descompactará e setará a versão instalada como primária).

sudo mkdir -p /usr/java && cd Downloads && sudo mv jre-(versão)-linux-x64.tar.gz /usr/java && cd /usr/java/ && sudo tar xvzf jre-(versão)-linux-x64.tar.gz && sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/java/jre(versão pasta)/bin/java" 1 && sudo update-alternatives --set java /usr/java/jre(versão pasta)/bin/java

Instalação do JDK (criará o diretório "java" dentro da pasta "/usr", moverá o arquivo baixado da pasta "Downloads", descompactará e setará a versão instalada como primária).

sudo mkdir -p /usr/java && cd Downloads && sudo mv jdk-(versão)-linux-x64.tar.gz /usr/java && cd /usr/java/ && sudo tar xvzf jdk-(versão)-linux-x64.tar.gz && sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/java/jdk(versão pasta)/bin/java" 1 && sudo update-alternatives --set java /usr/java/jdk(versão pasta)/bin/java

Verificar a versão instalada:
java -version

Reconfigurar a versão em uso - para reconfigurar a versão do Java em uso pelo sistema operacional (apenas se necessário):
sudo update-alternatives --config java

Remoção do OpenJDK:
sudo apt remove --purge openjdk-*

Nenhum comentário