Header Ads

VirtualBox - instalação para desktop


VirtualBox é um software gratuito, open source e multi plataforma (linux, solaris, mac e windows) para a criação e gerenciamento de máquinas virtuais. O app está em constante desenvolvimento e têm recebido melhorias a cada nova versão.

Possui uma interface gráfica bem simples, amigável e completa, além de também funcionar em modo server headless (apenas com terminal).

Com esse software é possível montar laboratórios completamente virtuais, testar aplicativos, manter apps legacy funcionando em um ambientes isolados, testar e/ou rodar outros sistemas operacionais, e por ai vai... são muitas as opções para serem exploradas por aqui.

Vamos dar uma olhadinha no processo de instalação do software no Ubuntu Desktop e/ou derivados. Aqui temos 3 opções:

Opção 1: loja de aplicativos
Entre no Software Center (loja de aplicativos / central de aplicativos), procure por VirtualBox e instale o aplicativo. Nessa opção é provável que o software não esteja na última versão.

Opção 2: pacote .deb
Baixe o .deb (disponível para a versão do seu sistema) no site do desenvolvedor e execute o arquivo. Nessa opção, todas as futuras atualizações do app serão manuais, ou seja, você precisará baixar o arquivo de instalação e fazer a atualização no sistema.
https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Opção 3: PPA
Crie um novo canal de software (arquivo .list) com o comando abaixo, substituindo "<mydist>" pela versão do seu sistema operacional (como por exemplo "bionic" para o Ubuntu 18.04):
echo "deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian <mydist> contrib" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list

O resultado final deve ser algo do tipo:
echo "deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian bionic contrib" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list

Agora, faça o download das chaves públicas do canal da Oracle:
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add - | wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

Atualize o canal de software e instale o app (a versão 5.2 está sendo instalada - para novas versões, modifique essa numeração):
sudo apt update | sudo apt install virtualbox-5.2

Dê as permissões necessárias para seu usuário, adicionando-o ao grupo criado pelo app (substitua o "<user>" pelo nome do seu usuário - exemplo: "vartroy"):
sudo adduser <user> vboxusers

O resultado final deve ser algo do tipo:
sudo adduser vartroy vboxusers

E para finalizar, basta instalar o pacote de extensões para poder usufruir de todas as opções do software. Para isso, clique no link abaixo, procure pelo título "VirtualBox 5.2.18 Oracle VM VirtualBox Extension Pack" e clique no link "All supported platforms".
https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Veja também como criar uma máquina virtual do Windows 7:



www.virtualbox.org

Nenhum comentário