Header Ads

Kubuntu 18.04 - O que fazer após sua instalação

Se você está procurando uma distro KDE estável, pronta para uso, confiável, com suporte LTS e com toda a disponibilidade de apps do ecossistema Ubuntu disponível, essa pode ser a sua escolha!


Nesse post vamos dar uma olhadinha em alguns passos que podem ser realizados após a instalação do Kubuntu 18.04 (tanto na versão minimal / mínima quanto na versão full / completa). Esses passos não são obrigatórios, mas podem melhorar a experiência de uso da distro.

Você também pode dar uma olhadinha no vídeo acima para entender melhor como todo esse procedimento deve ser realizado e também pegar mais algumas dicas de customização da interface (que também podem trazer melhorias na usabilidade do sistema).

SUPORTE RAR
O comando abaixo deixará seu sistema pronto para compactar e descompactar arquivos do tipo RAR. Nele também está incluso o app p7zip, que pode ser útil para uso no terminal e também o unace.
sudo apt install rar unrar p7zip-full p7zip-rar unace

CODECS DE ÁUDIO E VÍDEO
Esse comando deixará seu sistema compatível com praticamente todos os arquivos de áudio e vídeo. Se você optou pela instalação de codecs, drivers e apps de terceiros na instalação da distro, pouca coisa será feita nessa etapa. Assim mesmo ela pode ser importante. Vale a ressalva de que em um determinado momento uma tela de aceite dos termos de licença das fontes MS aparecerá para você. Nesse momento você poderá optar por instalá-las ou não. Se dejar tê-las em seu sistema, basta selecionar o OK e depois o ACCEPT. Caso contrário, OK e DENY.
sudo apt install kubuntu-restricted-addons kubuntu-restricted-extras

SOFTWARES ADICIONAIS
Eu geralmente sugiro o GIMP como software adicional, pois é um app que utilizo quase que diariamente. Ele pode servir para muitas pessoas mas não é algo necessário.
sudo snap install gimp

LIBREOFFICE
Por fim, sugiro a instalação de uma Suite Office (caso tenha optado pela instalação minimal / minima do sistema). Aqui você têm várias opções: direto do repositório do sistema, via PPA, via SNAP ou Flatpak. Vou deixar as opções PPA e SNAP abaixo.

SNAP
sudo snap install libreoffice

PPA
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa && sudo apt install libreoffice libreoffice-l10n-pt-br

Nenhum comentário