Header Ads

VartroyCast 02 - ITIL

Você provavelmente já deve ter ouvido ou lido a palavra ITIL (supondo que está no ramo de TI). Pois bem, para muitos isso deve passar muito batido mas para outros pode ser algo capaz de transformar a carreira.

Antes de mais nada, convido você a assistir o vídeo abaixo onde converso com Thiago Munhoz sobre ITIL, sua implantação, experiências, entre outras coisas bem interessantes...



Itil é um framework para gerenciamento de serviços de TI. Acredito que seja, hoje, o mais conhecido e adotado, e o foco aqui é bem simples: utilizar os serviços de TI de forma adequada.

Estamos falando de um conjunto de melhores práticas e processos para a gestão de serviços de TI.

Ela é organizada em torno do ciclo de vida de um serviço dentro de uma empresa e é dividida em 5 processos bem definidos:

- Estratégia do Serviço (Service Strategy): definição de requisitos;
- Projeto de Serviço (Service Design): definição da solução a ser adotada;
- Transição de Serviço (Service Transition): gerenciamento de mudanças;
- Operação do Serviço (Service Operation): assegura que os serviços estão sendo atendidos baseado nos SLAs;
- Melhoria Contínua do Serviço (Continual Service Improvement): manter a constante melhoria dos serviços baseando-se no cliclo PDCA.

O que é ITIL V3
E onde estão os benefícios da utilização desse framework?

- Alinhamento da TI com as necessidades do negócio;
- Processos consistentes e previsíveis;
- Eficiência na entrega do serviços;
- Mensuração dos serviços e processos de TI;
- Capacidade de melhoria dos processos de TI;
- Consistência e previsibilidade nos processos;;
- Otimização da experiência do cliente;
- Uma única linguagem.

Fonte das informações: https://www.mundoitil.com.br/

Nenhum comentário