Header Ads

VartroyCast 03 - Home Office

Olá internauta! Simbora falar sobre um assunto cada vez mais presente em terras tupiniquins - HOME OFFICE.

Para muitos o termo pode dar aquele arrepio e até mesmo soar como uma estratégia da empresa para iniciar o desligamento do profissional. Mas calma, muita calma nessa hora...

Antes de continuar esse texto, fica o convite para ouvir o podcast abaixo onde eu (Marcos) e Adriano Travizan fazemos um bate bola bacana sobre o tema:



Qual de fato é a definição de Home Office?
- Não significa necessariamente trabalhar em casa;
- Pode ser o trabalho em cafés, hotéis, aeroportos, etc;
- A melhor definição seria: trabalho à distância / trabalho remoto.

Uma coisa é certa: nem sempre é possível trabalhar dessa forma. Algumas tarefas / cargos exigem a presença in loco, além de existirem situações onde ferramentas e/ou recursos não podem sair da empresa (talvez por sigilo).

Outra coisa importante de se ressaltar é que Home Office não é para todo mundo. Algumas características são muito importantes para pessoas que trabalharão dessa forma, como por exemplo:
- Organização;
- Separação do que é trabalho, família e lazer;
- Distinção do ambiente de trabalho do ambiente familiar / casa;
- Uso de vestimenta adequada;
- Ter rotina bem definida;
- Evitar procrastinação.

Uma boa alternativa de ambiente de trabalho podem ser os ambientes de coworking!

No começo do texto comento que alguns podem assustar com essa nova forma de trabalho, mas temos também o outro lado da moeda, dos que acham que Home Office é um jeito fácil de ganhar dinheiro. Não, não é!!! Isso também se deve por existirem muitas ofertas enganosas na internet (e como exsistem).

Home Office exige muita dedicação e pode ser que sua jornada de trabalho até aumente. Depende muito do trabalho que a pessoa executará e para quem executará.

Ok, mas é possível trabalhar em uma empresa e ser 100% Home Office?
Sim e não. Depende da empresa, do tipo de negócio, entre outras coisas. Em empresas de tecnologia, por exemplo, isso é muito possível e acontece bastante. Pode ser que, em determinados casos, aconteça uma mescla entre Home Office e dias presenciais.

Vale ressaltar que a reforma trabalhista legalizou e criou regras para o teletrabalho, tornando esse tipo de trabalho (que em alguns países já é uma realizade já tem um bom tempo) viável no Brasil.

Agora vamos dar uma pincelada em alguns aspectos bem positivos do "home officer". Para isso estou considerando uma pessoa que administra bem o tempo e produz com qualidade:
- Aproveita mais a vida;
- Trabalha melhor;
- Menos stress com transito;
- Ganho de tempo perdido com trânsito;
- Melhor alimentação / saúde (você pode fazer sua dieta saudável);
- Menos interrupções de colegas / reuniões desnecessárias;
- Ganho financeiro.

Enfim, reflita sobre todos os aspectos positivos e negativos do Home Office e verifique se possui as características necessárias para ter uma melhora, tanto na vida profissional quanto pessoal.

Nenhum comentário