Header Ads

Nitrux OS 2020 - o KDE diferentão!

A história do Nitrux começa em 2012, no México, com seu fundador Uri Herrera. Tudo começou com alguns pacotes de icones, temas e alguns mockups.

Já em 2013, Haashir Mohammed se junta ao time e dá início ao desenvolvimento de alguns aplicativos web para o sistema.

De 2013 para 2014 o time decide entrar para o negócio de hardwares, prototipando um pequeno computador para rodar Linux, o qual seria chamado de Nitrux OS. O hardware acabou apelidado de NXQ (que, em pouco tempo, acabou sendo descontinuado).


Ainda nessa época, 2014, Uri criou o tema Breeze do KDE e o novo logo desse projeto. Em 2015 foi o responsável pela atualização do tema que, até então, está presente no nosso adorável Plasma Desktop.

Apesar da decisão de disponibilizar o Nitrux para X64 em 2015, o projeto acabou congelado por um tempo e, em 2017, as engrenagens voltam a funcionar, além de mais um marujo entrar para a tripulação, Alexis Zubieta.

Esse retorno veio cheio de novidades e deu vida ao Nomad Desktop (um layer de customização do Plasma 5) e também ao NX Software Center.

Em 2018 o time sofre uma grande reestruturação e logo novos componentes integram o sistema, o MauiKit Applications e o ZNX.

Em 2019 o time apresenta o VMetal... e logo falaremos sobre tudo isso.


O QUE É O NITRUX
Apesar de usar alguns fontes do Ubuntu, o Nitrux não é uma distro baseada no Ubuntu, pois seus devs fizeram inúmeras modificações em toda estrutura base do sistema. Ele, por exemplo, não conta com um package management como no Ubuntu (apt e dpkg).

O sistema também se distancia do roxinho no quisito apps, pois seu foco é utilizar apenas AppImages. Eeeeee... também existe a inteção de remover o Systemd e o FHS do Nitrux OS.

Também não temos aqui um gerenciador de pacotes para fazer atualizações do sistema, uma vez que elas são feitas via ZNX através de um update transacional (poderiamos dizer que o processo seria basicamente a substituição de arquivos antigos pelos novos de uma ISO).

E esse tal VMetal? Ele não é nada mais nada menos que um sistema de virtualização embutido no sistema.

Em sumo temos o sistema operacional como um arquivo único no formato ISO, programas como arquivos únicos no formato AppImage e sistemas virtualizados como arquivos individuais no formato raw IMG. Em cima de tudo isso temos o MauiKit, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos que rodam em diferentes plataformas com o mesmo código base. Háa, claro, e isso tudo em cima do Plasma Desktop!


ZNX
O que é esse tal ZNX Marcão?

ZNX é um gerenciador de sistema operacional. Ele é quem, basicamente, se encarregará de "instalar", fazer upgrades e downgrades do sistema, além de preparar todo o terreno para que você possa utilizar o SO.

A diferença dele para o que a gente vê nos instaladores tradicionais Linux, é que ele gerencia o sistema basicamente como um aplicativo AppImage e cria um layer de armazenamento para guardar os dados de usuários e apps.

Ou seja, estamos falando de um modelo completamente diferente do tradicional utilizado por todas as distros Linux. Não temos de fato a instalação do SO e sim a cópia do arquivo ISO para o local destinado a ele e pronto!

O único probleminha - para pessoas como eu - é que o sistema só pode ser bootado em arquiteturas que possuem suporte UFI.

E PRA QUEM É O NITRUX OS?
De forma simples e direta - pessoas que gostam de como as coisas funcionam em sistemas mobile.

E COMO EU ADQUIRO O SISTEMA?
Bom, então, aqui talvez seja um ponto onde alguma discordia possa aparecer.

Segundo o Uri, a versão estavel no formato ISO seria entregue mediante pagamento e as versões de desenvolvimento e minima não teriam custo.

Poréeeeeemmmm, para fazer esse vídeo, ao clicar em DOWNLOAD no site https://nxos.org/, não me foi solicitado o pagto de nenhum valor.

Pode ser que isso se torne uma realidade no futuro.

Bom, é isso! Chega de falar.
Vai no site, baixa o sistema e deixa ai seu comentário.

Nenhum comentário