Header Ads

Plasma Desktop 5.18 LTS (KDE)

Haaaa Plasma Desktop, e não é que chegamos em mais uma versão? Dia 11 de Fevereiro de 2020 marca o lançamento da versão 5.18 do ambiente gráfico do KDE. Vale lembrar também que essa é a mais nova LTS do time, ou seja, será atualizada e mantida pelos próximos 2 anos (as versões regulares são mantidas por 4 meses - só para constar).



Eu diria que o grande foco desse release seria a lapidação da DE, com uma atençãozinha especial para o sistema de notificações do Plasma, um ajuste fino no ambiente de configurações do sistema e aquele tapa no LOOK para deixar o ambiente mais atrativo.



Simbora então falar de algumas novidades dessa versão...

A primeira delas seria a inclusão de um SELETOR DE EMOJIs - e já vem até com atalho pré definido... olha que beleza, rsssss (tecla META+.). Não é lá um daqueles recursos que eu diria OLHA QUE COISA MASSA, massssss, muita gente se diverte com esse tipo de coisa e os caras entregaram isso de forma bem simples e direta.


Uma das grandes novidades, pelo menos para MIM, é a remoção do DESKTOP TOOLBOX (demorou heim?). Agora não temos mais aquele carinha chato que vivia em algum canto da tela, rsssss... Temos agora o GLOBAL EDIT, que pode ser ativado clicando, com o botão direito, em algum lugar em branco no DESKTOP e selecionando o item CUSTOMIZE LAYOUT / CUSTOMIZAR DE LAYOUT.


Apesar de não ser novidade, vale comentar... como sempre, mais melhorias no suporte de aplicativos GTK.

Outra adição bacana para o ambiente foi a inclusão de um widget no system tray que permite a configuração do sistema de cores noturnas - aquelas configs usadas para mudar a temperatura do monitor em um determinado horário para aliviar sua vista.


Melhorias também no controle de volume do sistema, aquele que fica ali no system tray. Ainda nesse tema, outra adição bacana foi a inclusão de um indicador de volume na aba do aplicativo que está carregado no painel de gerenciamento de tarefas. Com um click você pode mutar o som do app sem ter que abrir outro controle.


No quesito NOTIFICAÇÕES, além das melhorias estéticas, outra adição bacana foi a notificação de bateria fraca para dispositivos BLUETOOTH conectados ao sistema. Ainda nessa categoria, qualquer notificação relacionada a algum arquivo lhe possibilitará utilizar o recurso DRAG AND DROP para o mesmo. Ou seja, suponhamos que você acabou de baixar um arquivo e o término do download apareceu para você nas notificações do sistema. Se desejar, basta arrastar o ícone do arquivo mostrado ali para onde deseja para copiar ou mover o mesmo.


Temos aqui também a inclusão de um sistema de FEEDBACK (desativado por padrão) que te possibilita enviar informações (você escolhe o nível) para os desenvolvedores do Plasma.


Como dito anteriormente, e acho que vale ressaltar novamente, muitos aprimoramentos gráficos e de configurações do sistema foram implementados nessa versão. Aos poucos eles vêm proporcionando uma experiência cada vez melhor do sistema.

E para finalizar, muitas outras melhorias, inclusive de performance, também aterrizam com essa versão do Plasma. Para quem estava esperando ansioso (como eu), esse é um prato cheio de novidades para você curtir, além de ser uma versão com maturidade invejável para chegar nas próximas versões LTS das distros de 2020. O único downside de toda essa brincadeira é saber como as mudanças na nova versão do QT (que será lançada) impactarão o projeto e todo seu ecossistema.

É isso ai.. nos vemos no próximo post. Fui!

Nenhum comentário