Bitwig Studio
"Bitwig Studio é um software dinâmico para a criação e execução de suas idéias musicais em estúdio ou ao vivo."
Essa DAW é de fato diferenciada e pode levar sua produção musical para outro nível, principalmente se você busca uma solução voltada para instrumentos virtuais.
O bacana desse app, e justamente por isso ele está dando as caras por aqui, é que possui uma versão para Linux que caminha lado a lado com as demais (Windows e Mac), além de suportar Jack, Alsa, Pulse Audio e também de possuir uma interface gráfica primorosa.
Um dos grandes diferenciais da DAW esta na forma como os plugins são manipulados. Eles basicamente usam um sistema de acoplamento bem visual e auto explicativo que facilita a vida do produtor, principalmente por entregar de forma muito rápida o controle.
Aproveitando esse gancho, o nível de controle em cima de seus plugins nativos é algo de outro mundo. Além disso, possuem um sistema de modulação extremamente flexível.
Por fim, arrisco dizer que esse é um dos softwares mais completos para quem quer trabalhar com samples, instrumentos virtuais ou coisas do tipo. A DAW executa bem seu papel quando o cenário é gravação e edição de áudio, mas o forte mesmo está na criação digital da coisa toda. E aqui a coisa parece não ter fim de tanta opção.
Apesar dos inúmeros pontos positivos relacionados ao software, duas coisas podem ter aspectos negativos para algumas pessoas:
1. Valor: não é uma das soluções mais baratas do mercado e para os brazucas, por ser comercializado em dolar e/ou euro, isso pode pesar no bolso.
2. Curva de aprendizado: o app segue um workflow diferente da grande maioria e isso pode requerer um tempinho de estudo para entender como as coisas funcionam.
Vale ressaltar que os pontos acima devem se aplicar aos usuários mais casuais e/ou amadores. Para um produtor musical que já entende da coisa toda, nada que algumas horinhas de dedicação não resolvam.
BITWIG
- Site da DAW: https://www.bitwig.com/en/home.html
- Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/bitwig
Post a Comment