Header Ads

Linux Mint 19 Cinnamon - melhor distro GTK?

Será que o Linux Mint 19 Cinnamon é a melhor distro GTK atual?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que  essa versão é baseada no Ubuntu 18.04 LTS, ou seja, será suportada por 5 anos (até 2023).


A primeira palavra que me veio em mente após alguns minutos de uso foi "MATURIDADE". Mas calma, antes de chegar nas conclusões, vamos dar uma olhadinha nas novidades presentes nessa versão do sistema.

A primeira delas (que não é tão novidade assim) é o Timeshift, que é colocado como a "estrela do show" pelos desenvolvedores do SO. Esse app é uma aposta do Mint para a segurança de seus dados, de seu sistema e basicamente "la garantia soy yo" para todas as atualizações. A confiança é tanta que agora é possível setar atualizações automáticas para tudo presente na distro.

E como o assunto á atualização, o Update Manager anda de mãos dadas com o Timeshift e recebeu inúmeras melhorias, dentre elas a já comentada opção de atualizações automáticas.


Logo no primeiro boot você será saudado com uma tela de boas vindas que contém tudo que é necessário para começar a utilizar o sistema. Por ela você poderá acessar o gerenciador de drivers, loja de aplicativos, instalação rápida de codecs de áudio e vídeo, dentre outras coisas, além de poder acessar toda documentação do sistema.


O Software Manager (loja de aplicativos) também recebeu uma atenção especial nesse update. Ele está mais polido, fluido, responsivo e agora possui integração nativa com Flatpaks. Infelizmente não existe integração com SNAPs (mas você pode fazer a instalação via terminal).


O Cinnamon, que agora está na versão 3.8, recebeu melhorias significativas, principalmente de desempenho, além de estar melhor em telas HiDPI.

Depois de muiiiitaaaa espera, felizmente o tema MINT-Y deu as caras e agora é apresentado como padrão nessa versão. Ele deu uma cara mais moderna para o sistema - uma boa renovada em seu visual.

Muitas coisas receberam melhorias e upgrades, como por exemplo os Xapps. Dê uma olhadinha na lista completa das novidades do sistema clicando no link abaixo:
https://www.linuxmint.com/rel_tara_cinnamon_whatsnew.php

Minha opinião sobre essa versão da distro é que, além de ter atingido um nível bacana de maturidade, ela é basicamente o KDE para o GTK. Acredito ser uma das únicas distribuições Linux GTK que te deixa customizar e configurar praticamente tudo no SO. Vale ressaltar também a estabilidade e fluidez desse monstrinho.

Minha única crítica é que falta uma alternativa oficial para o TASK MANAGER padrão. Muitas pessoas gostam e/ou preferem a forma apresentada pelo time do Mint, mas eu particularmente sinto que ela está datada e acaba me atrapalhando no dia a dia.

Fora isso, acredito que o Mint 19 Cinnamon é uma das melhores distros GTK da atualidade, principalmente para usuários que querem o sistema funcionando, sem regressões, sem recursos sendo desativados, melhorias constantes sendo introduzidas e a segurança de que as coisas continuarão como estão - não sofrerão nenhuma mudança brusca no curto ou médio prazo.

Confira o vídeo análise que fiz da distro:



LINUX MINT
https://www.linuxmint.com/

Nenhum comentário