Header Ads

Gnome 3.36


Hoje vamos falar um pouco sobre o novo release, o tão aguardado Gnome 3.36 - eu não estava esperando tanto assim, rssssss, mas tudo bem!

Antes de mais nada acho bacana compartilhar uma info que talvez poucos saibam. O Gnome tem um release cicle de 6 meses, ou seja, a cada 6 meses tem versão nova saindo.

Masssssssss, isso não significa que toda distro vai fazer update para essa nova versão, vide Ubuntu como exemplo. A 3.36 seguirá o roxinho pelos próximos 5 anos na LTS 20.04. Esse é um dos motivos pelos quais muita gente acaba utilizando as versões intermediárias do SO da Canonical > para poder ter acesso as versões mais novas do Gnome.

Bicho, esse release trouxe 24.434 mudanças na DE e não tem como, nem com "reza braba", eu falar da maioria delas. Vamos focar no que os caras apontam como principais e depois fica contigo a tarefa de dar uma vasculhada no restante (se tiver interesse, claro....).

PERFORMANCE
A primeira coisa que posso apontar é que o sistema está performando melhor, as coisas estão de fato mais fluidas, mais rápidas, masssssss, eu diria que não é aquele absurdo para a versão anterior, como muitos dizem (talvez até eu tive uma primeira impressão assim, mas já passou, rsss). É positivo ressaltar que o ambiente está caminhando para frente, mesmo com muitas espectativas (tempos atrás) de que isso não seria tão possível assim. Então "kudos" para os caras!

EXTENSÕES
Temos uma nova janela de gerenciamento de extensões, agora nativa no sistema - apesar dela ainda não estar integrada no system settings. Isso pode ser suficiente para muitas pessoas dispensarem o Gnome Tweak! É esse carinha que vai cuidar das extensões de agora por diante, ou seja, updates, configs e remoção das dita cujas.

DO NOT DISTURB
Uma adição bacana, para quem tem muita coisa integrada no sistema, foi a adição do botão "PARA DE ME TORRAR A PACIÊNCIA" na aba de notificações / calendário do sistema.

POLIMENTO
Os caras deram uma boa polida em várias áreas do sistema e nessa aba (notificações / calendário - fazendo uma ponte com o tópico anterior) você já consegue sentir um pouco. Os diágos do sistema também receberam um bom pente fino.

Tiraram aquela chatisse para habilitar a opção de suspensão / desligamento do sistema (isso me deixava maluco - combinação de teclas para o menu aparecer).

Outra adição bacana, ainda nessa linha, foi a inclusão da possibilidade de renomeação de pastas de aplicativos (quando são criadas pelo launcher) direto no lançador de aplicativos (sem chatisse ou tela adicional).

Você pode presenciar muito desse polimento na tela de configurações do sistema onde, inclusive, algumas repaginações também aconteceram.

LOCK SCREEN
A tela de login / lock screen também foi repaginada para dar mais fluidez ao sistema. E também tiraram aquela chatisse de arraste para cima (afinal, estamos falando de um desktop e não de um mobile) para aparecer a segunda tela onde você então vai inserir a senha.

MENOS PERCEPTÍVEIS
Alguns features menos perceptíveis para muitos também chamam a atenção, como é o caso da detecção de rede de dados pelo gerenciadore de aplicativos / atualizações (a loja do Gnome). Quando você estiver em uma rede dessas o sistema interromperá atualizações, por exemplo, para não consumir seu dados móveis.

FIM
Chega de bla bla bla. Veja se sua distro já tem essa versão disponível, nem que seja em beta, corre lá no site, baixa e dá aquele boot maroto pelo pen drive para sentir as novidades dessa versão.

Não esquece que tem muita sonzeira lá no site e canal do projeto musical Vartroy.
Vou nessa! Abraços! Fui!

Nenhum comentário