Header Ads

Ubuntu 20.04 - o que esperar?

20.04 é a mais nova LTS do Ubuntu que chega em 23 de Abril de 2020. Focal Fossa, como será chamado, traz inúmeras novidades para quem ainda está na LTS anterior, 18.04, mas para quem subiu para as versões intermediárias, ela está mais para uma consolidação de todo esse trabalho + versão atual do Gnome + novo Kernel.

Lembrando que o significado de LTS é LONG TERM SUPPORT, que significa ciclo de vida ou suporte mais longo e, no caso do roxinho, estamos falando de 5 anos.

Também vale ressaltar, caso você esteja assistindo ao vídeo, que as imagens foram capturadas da ISO fechada em 25/02/20, ou seja, ainda não temos nenhum feature freeze no sistema - e vários bugs podem dar uma passadinha pela tela para te dar um alô.



NOVIDADES
Vamos dar uma passadinha pelas novidades principais dessa versão, massssss, novamente, vale lembrar que, se você estiver na versão 18.04, estamos falando de um conjunto de features acumulados desde a versão 18.10. Acredito que a diferença imediata seria o visual do sistema, que hoje utiliza o tema YARU.

1- GNOME 3.36
O Ubuntu 20.04 traz o Gnome 3.36 e, consequentemente, todas as novidades dessa versão - e aqui são muitas, principalmente se você estiver na LTS anterior.

Yaru-Folder-Icons

2- TEMA YARU
O tema YARU recebeu inúmeras melhorias, dentre elas correções em elementos que não estavam de acordo com a identidade visual da Canonical. Agora também é possível utilizar 3 variantes do tema: DARK, LIGHT e STANDARD.

PS.: infelizmente nessa ISO essa mudança ainda não está disponível (ISO do dia 25/02/20). Mas fica um link para o vídeo do Alan Pope explicando e mostrando o recurso (LINK).

Yaru dark, light, standard variations.

3- AMAZON LAUNCHER
Foi tarde! rsssss... Nessa versão não temos mais o ícone da Amazon por padrão no dock lateral.

4- Kernel 5.4
Nessa nova LTS o ponto de partida se dá com o Kernel 5.4, por se tratar da última versão LTS de kernel disponível. Aqui vale lembrar que, mesmo não tendo a última versão do núcleo, a Canonical sempre faz backport de features das versões mais novas para versões anteriores.

6- Ubuntu Software
Melhorias bem vindas na loga de aplicativos da Canonical. Nada muuuuitto significativo, mas que faz todo sentido. Uma delas refere-se a escolha do SOURCE do aplicativo, que agora foi para a barra da janela do app e foi melhorada.

6- ZFS + Python
Ao que tudo indica, nessa versão teremos também melhorias para a instalação do ZFS, que tem se mostrado cada vez mais promissor no Ubuntu. Aparentemente o sistema agora tem suporte nativo para o Python 3, ao invés da versão 2 que vinha instalado em releases anteriores - e isso é importante por conta de dependência de apps e também para desenvolvedores que pretendem subir de versão.

PARA FINALIZAR
Esses são alguns pontos importantes sobre esse novo release, mas, claro, temos aqui também melhorias na performance do sistema assim como na performance do Gnome, que está mais rápido, estável, fluido e maduro.

Se a curiosidade está matando, baixa a versão mais recente do sistema (LINK) e dá o boot com seu pen drive - mas CALLLMA, não instala ainda! Espere a versão final porque é mais negócio.

Nenhum comentário