Header Ads

Manjaro KDE 19.0.2 (04/03/20)

Vamos falar sobre o Manjaro KDE, uma distro rolling release baseada no Arch Linux. Aqui temos 3 flavors oficiais, XFCE, KDE e Gnome. O que falarei sobre a distro vale para os 3 flavors, exceto, claro, quando algo estiver diretamente relacionado com o KDE.

A versão utilizada para esse episódio foi a 19.0.2 do dia 04/03/2020. Alias, fica a dica - a versão XFCE é uma das mais bem apresentadas que testei.



CARACTERÍSTICAS
A idéia dessa distro é que você sempre esteja no controle. Se é um usuário iniciante e deseja apenas utilizar o sistema, boa! Mas se, por qualquer motivo que seja, quiser desmontar pedacinho por pedacinho desse carinha, fique a vontade.

Vale ressaltar que, se você estiver vindo de outros sistemas como Windows e Mac, talvez fique um pouco perdido, pois com o Manjaro você não vai sair web afora para buscar, baixar e instalar aplicativos. Tudo deve ser feito pela loja de apps do sistema - e ali tem coisa viu, rsssss.

Nesse caso basta abrir o app, buscar o que deseja, marcar para instalar e esperar o sistema fazer a parte dele. O problema aqui é que, para quem é novato no mundo Linux pode realmente ficar perdidasso, pois a apresentação dos aplicativos (na loja de apps) não é das melhores. Dependendo do termo buscado pode ser que bibliotecas e dependências apareçam tudo misturado com o aplicativo buscado. Para quem já saca um pouco da coisa toda, a ferramenta é uma maravilha por que dispensa o terminal para instalar qualquer pacote que seja.

Outra coisa bacana dessa distro é o app de busca e instalação de drivers. Isso é muito importante para essa distro, visto que os fabricantes nunca (pelo menos EU não conheço um) disponibilizam drivers para o Manjaro.

Seguindo a mesma linha, a distro também possui um seletor de Kernels que pode ser uma mão na roda para muita gente, pois também dispensa o uso do terminal, além de entregar informações interessantes na interface do app.

ROLLING RELEASE
Por ser uma distro ROLLING RELEASE você deve estar se perguntando - e como fica a estabilidade dessa bagaça?

Bom, o processo aqui funciona basicamente assim: tudo que entra no repositório diário do Arch vai para o Manjaro Instável para testes. Os pacotes serão mantidos até que instabilidades e bugs sejam corrigidos. Quando estiverem prontos para produção, são liberados para o usuário final.

A única coisa fora da curva aqui são atualizações de segurança, que são liberadas para o usuário final logo que lançadas, num esquema que eles chamam de FAST-TRACKING. Aqui a filosofia é segurança acima de estabilidade - o que pode ser contestado por muitos (vai da preferência de cada um).


ARCH USER REPOSITORY
Não achei o aplicativo que preciso no repositório do Manjaro, e agora?

Você pode habilitar o repositório (GIGANTESTO) de apps mantidos pela comunidade chamado Arch User Repository (AUR). Ali tem basicamente tudo! rsssss.... Só vale lembrar que no AUR não estão os aplicativos propriamente ditos e sim pacotes com instruções de download e compilação desses apps para sistemas ARCH.

Nesse caso o processo de instalação funciona basicamente assim: o sistema verifica a receita para o download e compilação do fonte, o binário do app é gerado e depois instalado.

No Manjaro é possível fazer as instalações dos apps do AUR via interface gráfica desde que um Helper seja instalado, como por exemplo o TRIZEN. Do contrário o processo de instalação de aplicativos do AUR deverá ser feito no terminal.

É importante informarmar, também, que os devs do Manjaro não garantem o funcionamento do sistema após a habilitação e instalação de programas do AUR. Aqui você fica por conta e risco.

SOBRE O KDE
Essa não é uma distro que vai te trazer o Plasma Desktop diferentão, todo customizado. Você tem basicamente o Plasma Stock com pouquíssimas customizações, com a diferença que sempre possuirá os pacotes nas últimas versões.

Os updates chegam em no máximo 1 ou 2 semanas do lançamentos dos pacotes pela comunicade KDE - vai por mim, isso é muito rápido! Mais rápido que isso só o KDE Neon (mas aqui a filosofia é outra - tudo é muito diferente).

Talvez poderiamos colocar da seguinte forma: enquanto o Neon é um show case do que se tem de mais atual do Plasma, o Manjaro é a aplicação disso em uma distro baseada no Arch com algumas pequenas adaptações.

Claro que, quando falamos de Plasma, HOJE (março / 2020), estamos falando de uma DE extremamente madura, estável, com baixíssimo consumo de recursos, completa e extremamente customizável. E no Manjaro isso não é diferente!

Não tem muito mais o que dizer do Plasma nesse contexto, pois qualquer coisa que eu disser em pouco tempo estará datada, rssssss. Talvez valha comentar meu descontentamento em ver alguns apps redundantes, mas nada que tenha impacto direto na vida de quem vai usar a distro.

PARA FINALIZAR
O Manjaro / Arch não é a única distro Rolling Release - hoje em dia você tem várias opções. Mas se você é o tipo de pessoa que procura algo completamente desligado de corporações e totalmente mantido pela comunidade, essa pode ser a melhor solução.

Eu digo que pode ser a melhor porque você junta os benefícios do Arch com o processo de "curadoria" (vamos colocar assim) do Manjaro que garante mais estabilidade para um sistema que está constantemente sendo atualizado para novas versões. Alias, vale ressantar a importância dos apps inclusos que facilitam a vida de quem quer instalar, executar e gerenciar pacotes no sistema.

Então se isso tudo te agrada e você é uma pessoa que gosta e/ou precisa de todos os pacotes mais novos lançados para o sistema, está ai um prato cheio.

Abraço! Fui!

Nenhum comentário